Clínica

Transe e/ou Possessão: Um enfoque clínico

Transe e/ou Possessão: Um enfoque clínico

Geralmente as pessoas que se apresentam em transe (estado alterado de consciência) nem sempre serão portadoras de alguma patologia psiquiátrica. Na grande maioria trata-se da influência de elementos socioculturais na representação da realidade. A influência da cultura nos sentimentos, afetos e comportamentos não devem ser, por si só, tomada como…

leia mais →
O significado existencial

O significado existencial

O ser humano tem como motivação o sentido da vida e não o sentido do prazer ou do poder. Os sentidos da existência são quatro (4): sentido Religioso, sentido de família, sentido do amor e sentido do trabalho. O sentido religioso envolve a crença e o envolvimento com o “Ser…

leia mais →
T.O.C. – Obsessões (Pt.1)

T.O.C. – Obsessões (Pt.1)

Transtorno Obcessivo-Compulsivo (T.O.C.) O que é? O Transtorno obsessivo-compulsivo consiste na combinação de obsessões e compulsões. O que são obsessões? São pensamentos insistentes que se caracterizam por serem desagradáveis, repulsivos e contrários à índole do paciente. Por exemplo, uma pessoa honesta tem pensamentos recorrentes de roubo, trapaça e traição; uma…

leia mais →
T.O.C. – As Compulsões (Pt.2)

T.O.C. – As Compulsões (Pt.2)

Transtorno Obcessivo-Compulsivo O que é? O Transtorno obsessivo-compulsivo consiste na combinação de obsessões e compulsões. O que são compulsões? As compulsões são gestos, rituais ou ações sempre iguais, repetitivas e incontroláveis. Um paciente que tenta evitar as compulsões acaba submetido a uma tensão insuportável, por isso sempre cede às compulsões….

leia mais →
Fobia Social

Fobia Social

Medo de se expor publicamente pode ser timidez ou fobia social A fobia social é uma das formas mais comuns dos distúrbios de ansiedade (as outras são síndrome do pânico, doença obsessiva compulsiva, estresse pós-traumático, ansiedade generalizada, etc.). Os fóbicos sociais ficam muito ansiosos quando têm que participar de uma…

leia mais →
Os Desequilibrados

Os Desequilibrados

O individuo “desequilibrado” é um conceito da psiquiatria francesa. O individuo com seu desequilíbrio indica instabilidade, inadaptação e perda de si mesmo. Os desequilibrados mostram falta de equilíbrio nos campos cognitivos, afetivos e volitivos da estrutura da personalidade. O desequilíbrio implica em alterações na biologia, psicologia, no campo sócio-cultural e familiar….

leia mais →
Depressão

Depressão

1 – INTRODUÇÃO Estima-se que cerca de 8% das pessoas sofrem de depressão em algum período da vida. O pior é que na maioria das vezes estas pessoas não sabem que existem tratamentos para este problema. 2 – O QUE É A DEPRESSÃO? É uma doença do “corpo como um…

leia mais →
Alcoolismo e Toxicofilia

Alcoolismo e Toxicofilia

O alcoolismo e a toxicofilia por outras substâncias psicoativas são doenças que mudam a percepção de si mesmo e do real. Na história antiga há descrições gregas, egípcias e da mesopotâmia de comportamentos anormais com o álcool e drogas. Tinham relações com deuses e cultos politeístas. Na América do Sul…

leia mais →